Orquestra Multivozes

Panorama do Projeto - Orquestra Multivozes – 2009

Projeto: 
Ano de Produção: 
Este vídeo busca fazer um panorama do processo de criação da Orquestra Violão Multivozes do Ponto de Cultura de Pilar do Sul. O vídeo contém entrevistas, registros de ensaios e algumas falas dos participantes durante a primeira apresentação da orquestra.
 
00:00

Histórico

Desde seus registros históricos mais antigos, identificamos o papel fundamental que a música exerce sobre a comunidade da região de Pilar do Sul. Sabemos que as festas sempre foram musicais e que o Cururu sempre se fez presente, além de Sanfoneiros, Violeiros, Violonistas, Cantadores e Poetas.

Com o início dos trabalhos do Ponto de Cultura em 2006, o violão foi identificado como um instrumento musical presente na vida do povo de Pilar e, por isso, propusemos o curso de violão. Depois de 3 anos de trabalho, conseguimos formar a Orquestra de Violão MULTIVOZES que teve por objetivo ser um espaço para o aprendizado musical, sociabilização e integração da população de Pilar do Sul e Região.

A Orquestra chegou a abarcar 60 aprendizes e músicos com idades entre 9 e 68 anos. Infelizmente por falta de apoio por parte da Prefeitura não foi possível dar continuidade aos ensaios e hoje a orquestra não está mais atuando. Ainda acreditamos que será possível conseguirmos um apoio que possibilite a retomada dos ensaios, uma vez que a continuidade dos ensaios interessa a toda a comunidade musical do município.

Outra ação importante realizada pelo Ponto desde maio de 2009 foi a participação na formação e capacitação do projeto piloto TOM: Inclusão Digital Musical e Social, parceria entre o MINC (SCC), UNB, UFPA e UEPA e compartilhou essa experiência com o Ponto de Cultura Unidos da Vila Maria em São Paulo - Capital.

O projeto TOM chegou a atender na cidade de Pilar do Sul em torno de 250 usuários, em sua maioria crianças. O TOM se mostrou uma forma divertida e lúdica de iniciação musical, e também uma boa ferramenta e capaz de ajudar no retorno do ensino da música na educação básica brasileira.

A música é uma importante ferramenta de comunicação para a expressão de ideias, formação de opinião, crítica social e política. Por meio dela podemos despertar todos os sentidos. É através da música que podemos desenvolver nossa capacidade de criação, percepção e visão de mundo.

Veja abaixo alguns vídeos e outros registros do trabalho da orquestra.

Cuitelinho - Orquestra Multivozes no IIIº Encontro de Cultura Popular – 2009

Projeto: 
Ano de Produção: 
Apresentação da Orquestra Multivozes do Ponto de Cultura no III Encontro de Cultura Popular de Pilar do Sul Realizado em 2009. Neste vídeo a orquestra interpreta "Cuitelinho" de Paulo Vanzolini.
 
00:00

Trem Noturno de Pilar - Orquestra Multivozes no IIIº Encontro de Cultura Popular – 2009

Projeto: 
Ano de Produção: 
Apresentação da Orquestra Multivozes do Ponto de Cultura no III Encontro de Cultura Popular de Pilar do Sul Realizado em 2009. Neste vídeo a orquestra interpreta o Trenzinho do Caipira de Villa Lobos.
 
00:00

Licença Creative Commons
O trabalho site/acervo digital de Ponto de Cultura Pilar Cultural foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em termos-de-uso.

Gostou do nosso trabalho? Colabore!!!

Faça uma doação e ajude a continuar o desenvolvimento deste site

e do acervo digital do Ponto de Cultura.

Desenvolvido com Drupal