Banco de Memórias

Buscar entrevista:

 
00:00

O Projeto

O projeto Banco de Memórias surgiu em 2006 a partir da criação em Pilar do Sul (SP) de um Ponto de Cultura com recursos conseguidos junto ao Ministério da Cultura, dentro do Programa Cultura Viva. Uma das atividades propostas era a realização de um levantamento histórico-cultural no município, através de entrevistas gravadas em vídeo com os moradores mais antigos do município ou qualquer outra pessoa de desejasse deixar sua colaboração com o projeto.

A metodologia básica utilizada neste processo foi a formação de redes, ou seja, a partir de um primeiro encontro chamado de “Café da Boa Memória”, onde reunimos algumas pessoas interessadas na história do município, elaboramos uma primeira lista de entrevistados e, conforme as entrevistas começaram a ser feitas, fomos seguindo as indicações dadas pelos entrevistados em suas falas, resultando no final de 3 anos de trabalho em 58 entrevistas realizadas só em Pilar do Sul.

A partir de 2009, com os recursos recebidos do primeiro Prêmio Pontos de Mídia Livre oferecido pelo MINC, começamos a expandir nossa atuação para além de Pilar do Sul, desenvolvendo diversos registros da cultura popular e de histórias de vida em regiões como o Vale do Ribeira em São Paulo, o Sul e o Norte de Minas Gerais e também o Sul da Bahia.      

Nosso Acervo

O projeto Banco de Memórias vem realizando desde 2007 diversas entrevistas de história de vida e de história oral temática com as mais variadas figuras ligadas à cultura popular brasileira. São eles cantadores do Terço de São Gonçalo do Sul de Minas, caboclos e quilombolas do Vale do Ribeira em suas lutas centenárias pelo direito a ocupar um pedaço de terra  ou, ainda, pescadores do Sul da Bahia e pessoas "comuns" que com suas memórias e opiniões sobre o mundo podem nos ajudar a compreender um pouco melhor nossa história e nossa cultura.

Logo abaixo já é possivel ter acesso a algumas destes entrevistas, e as demais em breve também estarão diponíveis para consulta através da internet. Como parte da ação desenvolvida com os recursos do Prêmio Pontos de Mídia Livre nos anos de 2011 e 2012, entregamos a cada pessoa que havia sido entrevistada pelo projeto até então um DVD e um termo de cessão de imagem, estamos agora em processo de recolhimento destes termos e, assim que tivermos os termos assinados, as entrevistas serão publicadas.

Veja Também

Conheça também nosso acervo de fotos. Durante o ciclo de entrevistas realizadas no município de Pilar do Sul entre os anos de 2007 e 2009, digitalizamos uma série de fotos de família cedidas por nossos entrevistadas. Algumas destas fotos podem ser vistas aqui. 

Veja alguns recortes

Veja abaixo alguns dos recortes feitos a partir do material presente no Acervo do Banco de Memórias.

 
00:00

Licença Creative Commons
O trabalho site/acervo digital de Ponto de Cultura Pilar Cultural foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em termos-de-uso.

Gostou do nosso trabalho? Colabore!!!

Faça uma doação e ajude a continuar o desenvolvimento deste site

e do acervo digital do Ponto de Cultura.

Desenvolvido com Drupal